O paraíso fica ao lado


O encontro do rio Pacotí com o mar, entre a praia do Porto das Dunas e o Caça e Pesca, forma uma paisagem linda e praticamente intocada. 

Percorremos apenas 9km, saindo de nossa casa, em Fortaleza, para chegar ao Beach Park, onde estacionamos o carro numa rua próxima à praia e andamos mais 1km pela beira do mar, do sentido oeste, até chegar ao nosso destino.


Não existe nenhuma estrutura de barraca no local. Então, é bom trazer sua água e protetor solar. Algumas crianças brincam com seu pais, que estacionaram o carro com tração nas 4 rodas na margem do rio.


Algumas pessoas praticam Kitesurf, o vento constante e uma leve correnteza em direção ao mar devem ser ideais para a prática. Nós ficamos observando e nadando sem perceber o tempo passar. 

Descobrir Barra Grande é preciso


Em busca de lugares lindos e pouco conhecidos do litoral nordestino nos deparamos com o minúsculo e encantador litoral piauiense, especificamente com a praia de Barra Grande, 450km de Fortaleza, pela Ce-085.

Programamos, então, nossa viagem para a segunda semana de janeiro. Chegamos num dia nublado, mas já ficamos encantados com a vegetação de mangue ao lado da praia, com o mar tranquilo e com a praia praticamente deserta.





No dia seguinte, pegamos o carro e fomos conhecer Cajueiro da Praia, que fica ao lado e é ainda mais bonita. Caminhando pela praia descobrimos uma pequena ilha que é possível conhecer na maré baixa, um encanto!



Conhecemos também o projeto de preservação do peixe boi e almoçamos na barraca do Pedinho, que fica no caminho de volta, em Barrinha. Pedinho nos recebeu com um sorriso no rosto e com um peixe assado bem sequinho, feito por sua mulher com todo o cuidado e simplicidade tão marcantes no local.

Passamos os outros dias andando pela praia de areia fofa e cheia pedrinhas, ficamos impressionados com a diferença entre as praias de areia fina do Ceará. A sensação de pegar a estrada, conhecer um lugar novo e cheio de encantos foi uma experiência tão prazerosa que nos deu uma desejo de continuar no caminho. Ainda bem que a viagem não acabaria por alí, depois de cinco dias em Barra Grande ainda teríamos mais três dias lindos em nossa querida e íntima Jeri.

(para explicar melhor nossa jornada, vamos dividir esta postagem outras três que falarão sobre a estrada, hospedagem, passeios e onde comer)